sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Continuamos, em LATITUDES LATINAS, nossa viagem por este magnífico continente, ouvindo diversos artistas...

marta gómez

Sendo a composição seu centro de enfoque e com mais de 70 canções compostas, a colombiana Marta Gómez ganhou muitos concursos neste campo, o mais prestigioso é o SIBL project, de EUA, que escolheu a canção “Paula Ausente” como a melhor canção inspirada por um escritor latino-americano. Paula Ausente é uma música dedicada à escritora chilena Isabel Allende e, Marta teve a opotunidade de cantar esta canção a Isabel.

Marta Gómez e seu grupo contan com um repertório de canções originais baseado nuna grande variedade de ritmos de América Latina. Nas suas músicas, a alegria do Caribe e a nostalgia dos Andes, convergem de uma forma surpreendentemente armônica e simples, nuna mistura que utiliza elementos do jazz revitalizando as expresões mais autênticas da cultura Latinoamericana.

La Finca
Cuentos de algodón con sabor a perejil y cebolla picada
cantos de agua dulce al compás del ron
corazón abierto en busca de nuevos recuerdos para contar
todas las historias de todos los sueños a la vez
Al ritmo del aguardiente te diré lo que me pasa
sin dejar que la nostalgia me apacigüe el corazón
con un viento de acordeones y un tambor desafina'o
lloraré yo las canciones que galopan en mi voz
Como la guitarra yo canto con toda el alma
en el alma guardo las penas y la soledad
soledad del tiempo que pasa sin tu mirada
tu mirada que llena de colores mi verdad
Al ritmo de las palabras aprendí a contar estrellas
caminar dejando huellas para saber regresar
y volví siguiendo rastros hasta dibujar mi nombre
pero hoy suena a despedida porque se que tú no estás
Cuentos de algodón con sabor a perejil y cebolla picada
llenan mi memoria y me hacen sonreir
entre tantas flores hechas de luna y pasto aprendí
a crecerentre muchos sueños y muchas verdades a la vez.

Altos del rosario, composta pelo colombiano Alejo Duran e interpretada por seu conterrâneo Carlos Vives.

La Finca, da compositora e cantora colombiana Marta Gómez.

El gran eclipse, do artista equatoriano Hugo Idrovo.

Sofía, da banda argentina La Portuaria.

Mi funeral 11, do cantor e compositor argentino Andrés Calamaro.

Perro Zompopo, do jovem cantor nicaragüense Perro Zompopo.

Buscando te (Paraguayito dub), da banda mexicana de ska Panteón rococó.

E também ouvimos três canções que algumas bandas latino-americanas fizeram como tributo ao grupo inglês The Police...

Estaré prendido en tus dedos (Wrapped around your finger), interpretada por Skank.

Un mundo en mi mochila (Man in a suitcase), interpretada pelos venezuelanos de Desorden Público.

Venezolan in New York (English man in New York), interpretada por King Changó.

A gente finalizou o programa escutando Revolution Rock, interpretada pela banda argentina Los Fabulosos Cadillacs.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Em LATITUDES LATINAS, desfrutamos da música caribenha e 'otras cositas más'...

compay segundo

Músico cubano herdeiro da tradição dos antigos trovadores de Santiago de Cuba, berço do son e do bolero, e entre tantos trovadores transformou-se em um mito, uma lenda viva. Iniciou a carreira artística em Santiago de Cuba, integrando um quinteto e tocando nas tertúlias, no período pós guerra. Fundou o grupo Compay Segundo y sus Muchachos (1956), mas logo depois, com a revolução cubana (1958), o músico abandonou a carreira. Voltou à ativa cerca de 25 anos depois com o projeto Buena Vista Social Club, encabeçado pelo guitarrista Ry Cooder, encontrou o reconhecimento mundial, vendendo quatro milhões de cópias e fazendo diversas turnês mundiais. Integrou este projeto ao lado outras figuras da música cubana, como Elíades Ochoa, Ibrahim Ferrer e Rubén González. Além de cantar, ele tocava clarinete e tres, um instrumento de cordas cubano. Exercitou uma nova faceta artística aos 94 anos, estreando em Havana com a peça de teatro Se Secó el Arroyito que ele mesmo escreveu. O músico cubano morreu aos 95 anos.

Chan Chan
De Alto Cedro voy para Marcané
Luego a Cueto voy para Mayarí.
El cariño que te tengo
Yo no lo puedo negar
Se me sale la babita
Yo no lo puedo evitar
Cuando Juanica y Chan Chan
En el mar cernian arena
Como sacudia el 'jibe'
A Chan Chan le daba pena.
Limpia el camino de paja
Que yo me quiero sentar
En aquel tronco que veo
Y asi no puedo llegar
De Alto Cedro voy para Marcané
Luego a Cueto voy para Mayarí.

El regreso, do cubano-parisiense Sargento García.

Échale salsita, um dos clássicos do repertório musical cubano, interpretada pelo Septeto Nacional de Ignacio Piñeiro.

Chan Chan, composta por Compay Segundo e interpretada por Pablo Milanés.

Blen Blen Club, interpretada pela Orquestra Heartbreakers.

Café trasmontana, do cantor e compositor Alberto Caleris.

El álbum, composta e interpretada pelos colombianos Atercipelados.

Tabaco y Chanel, do colombiano Jorge Villamizar.

El farolito, do cantor e compositor dominicano Juan Luis Guerra.

Mira como viene, com a banda espanhola Jarabe de Palo.

Tu sonrisa inolvidable, do argentino Fito Páez.

Mi cocodrilo verde, composta por José Dolores Quiñones e interpretada por Caetano Veloso.

'instrumento de corda'

Em Cuba, o Son surgiu como gênero de canções para dançar, no qual se destacava o som persistente de um instrumento de corda que alternava entre a melodia e o toque de uma frase de quatro compases chamada 'montuno'.

O 'tres cubano' começou como uma adaptação rústica da família espanhola de instrumentos de cordas de arame que foram populares na Espanha.

www.cuatro-pr.org

domingo, 13 de janeiro de 2008

No último programa, dedicamos a primeira parte ao blues, gênero musical que exerceu enorme influência na música popular ao redor do mundo. Na segunda parte de LATITUDES LATINAS, ouvimos parte do trabalho da banda Nuages...

nuages

Banda franco-equatoriana que se dedica ao jazz cigano e aos mais diversos diálogos musicais. Surgida em 2001 com uma proposta de misturar jazz com a música de tradição cigana, árabe e judaica, foram incorporando também ao seu repertório ritmos da tradição equatoriana e latino-americana em geral. Nuages já passou por diversas formações ao longo destes anos. Hoje conta com Sven Pagot, na guitarra e no acordeão, David Bonilla, no violão e na guitarra, Jimmi Paez, na tuba e na quena, Annete Gregori, no violino e Rolland Auda e Pepe Andrade, na bateria e na percussão. A banda conta hoje com 4 CDs gravados.
Acesse http://nuagesjazz.over-blog.com/ para conhecer mais sobre o projeto da banda e escutar a suas canções em mp3.

Blues del anochecer, de La Mississipi, uma das grandes bandas argentinas de blues.

Blues del perro, do cantor e compositor equatoriano Fabián Jarrín.

De la sala a la cocina, de Héctor Napolitano, o Viejo Napo, um dos melhores guitarristas equatorianos.

Quizás mañana, de Norberto Napolitano, mais conhecido como Pappo, considerado o guitarrista mais importante do blues e do rock argentino.

El embudo, do grande mestre argentino León Gieco.

E na segunda parte do programa, escutamos estas canções, da banda franco-equatoriana Nuages

Minor swing

After you´ve gone

Dinette

Seré tu sombra

Poum Tchak

Albazomba

Ojos de luna andina

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Começamos o ano de 2008 fazendo um passeio pelas mais diversas latitudes geográficas e musicais. Em LATITUDES LATINAS ouvimos...

león gieco

Raúl Alberto Antonio Gieco, mais conhecido como León Gieco é um músico popular argentino, compositor e intérprete. Se caracteriza por misturar o gênero folclórico com o rock argentino e, também, pelas conotações sociais e políticas das letras de suas canções em favor dos dereitos humanos e a solidariedade para os marginados.

Ojo Con Los Orozco

Nosotros no somos como los Orozco,
yo los conozco, son ocho los monos:
Pocho, Toto, Cholo, Tom,
Moncho, Rodolfo, Otto, Pololo.
Yo pongo los votos sólo por Rodolfo,
los otros son locos, yo los conozco, no los soporto.
Stop. Stop.

Pocho Orozco:
Odontólogo ortodoxo, doctor
Como Borocotó Oncólogo jodón
Morocho tordo
Groncho jocoso
Trosko
Chocó con los montos
Colocó Molotov.
Bonzo.

Toto Orozco:
Colocón Drogón como pocos
Tomó todos los hongos
Monologó solo como por dos otoños
Botó formol por los hongos
Tomó cloroformo, bols, ron, porrón, torronto, toso
Norto con Bordón ¿Lo votó o no?
Dobló los codos como loco
¡Coño! ¿sos vos Toto?
Corroboró
Socorro, cómo tomó
Morfó hot dog, mondongo, pollo con porotos
Lloró, lloró con dolor
Por como lloró tomó como dos hongos
Tocó fondo
Tocó como loco
Contó todo, todo, todo
Bochornoso como Cóppolo. Stop. Stop.

Cholo Orozco:
Mocoso
Soplón
Moroso
Bocón
Chorro como Grosso
Robó dos potros por Comodoro,
los montó, los trotó por Bolsón,
por los Toldos,
por Chocón
Doloroso. Stop. Stop.

Tom Orozco:
Proctólogo morboso
Compró por los shops fotos porno color
Compró como dos tomos
Trozos
Cosos
Colchón roto
Homós como Gomón
Trolos gozosos con condón
Pomos con moño rococó
Todos polvos cortos
Fogoso. Stop. Stop.

Nosotros no somos como los Orozco,
yo los conozco, son ocho los monos:
Pocho, Toto, Cholo, Tom,
Moncho, Rodolfo, Otto, Pololo.
Yo pongo los votos sólo por Rodolfo,
los otros son locos, yo los conozco, no los soporto. Stop. Stop.

Moncho Orozco:
Sólo probó porro
Voló con los ojos rojos por los polos
Voló por Bonn, voló por Hong Kong
Por London, soñó con Yoko Ono, lloró por John
Voló por vos
Voló por nosotros
Brotó como flor bordó
Roló pot, nos contó
Los tronchos son grosos como los corchos
Bocho borroso. Stop. Stop.

Rodolfo Orozco:
Con voz como John Scott
Ronco, ronco
Formó todos los coros
Tocó:
Doblo con Mollo, bombo con Moro,
tom tom con Porno, joropo con Tormo, bongó con Don Johnson
Tocó con Toto, los Lobos, los Door, los Moscos
Compró dos vox
Tocó "Socorro" con Pol
Nos contó con honor: ¡Toco con Bob! ¡Toco con Bob!
Sopló corno, trombón
Tocó son sonoro con los cocos
Rock, pop, folk, pogo
Nos contó como oyó todos los: ¡Oh, oh, oh, oh, oh... !
Tocó con todos
Por poco no tocó con Colón
Coloso. Stop. Stop.

Otto Orozco:
Con otros rollos
Con poco protocolo
Copó todo como los Born, Troncoso, Don Floro o los Lococo
Logró otro comfort
Ojo por ojo
Controló todo
Convocó por fono los otros Orozco
Contó con todos
Cobró todos los bonos
Bocón
Colocó montos grosos por Boston
Cobró dos lotos Compró dos Ford, ocho Volvo, dos Gol
Oro
Motos
Toros
Compró los Coto,
Rodó, Coconor
Zorro. Stop. Stop.

Pololo Orozco:
Gordo fofo con olor
Mormón
Glotón con jopo
Rostro poroso
Rotoso
Como con motor roto
Solo como croto
Solo como topo
Solo como Don Bosco con poncho
Choto. Stop. Stop.

El circo de la realidad, do cantor e compositor espanhol Pedro Guerra.

Donde manda marinero, canção composta por Andrés Calamaro e interpetada pela cantora Fabiana Cantillo.

Palomas en la quinta, do cantor e compositor espanhol Quique González.


Andamos huyendo, da cantora e compositora mexicana Julieta Venegas.

Valentín, música com ritmos afroperuanos interpretada por Susana Baca.
6/8, composta e interpretada pelo baixista argentino Willy González.
Las mañanas de San Juan, canção do grupo vocal De Boca en Boca, um quarteto formado na cidade de Córdoba, na Argentina.

El humo del tren, canção do cantor e compositor cubano Carlos Varela.

Noche, interpretada pela cantora boliviana Jessie Galindo.

Ojo con los Orozco, de León Gieco.

Locura espacial, do grupo chileno Chancho en Piedra.

Celebración, de Guillermo Anderson.

Semilla Negra, canção composta e interpretada pela banda espanhola Radio Futura.

La guitarra, da banda argentina Auténticos Decadentes.