quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

"silencio=muerte"

O lema "SILENCIO = MUERTE" embaixo de um triângulo rosa que aponta para cima, é um dos principais símbolos da AIDS. Mesmo que este desenho seja muito conhecido entre os entendidos sobre a aids, probavelmente, não é tão conhecido entre a população em geral, como é, por exemplo, o laço vermelho.

Este símbolo nasceu na Segunda Guerra Mundial, quando os homossexuais que estavam nos campos de concentração nazi eram obrigados a levar como identificação um triângulo rosa invertido, da mesmo maneira que os judeus eram obrigados a levar uma estrela de Davi amarela.

Assim, a apropiação do símbolo do triângulo rosa, normalmente para acima no lugar de estar invertido, era um intento consciente de transformar um símbolo da humilhação em um símbolo de solidariedade e ressistência.

O projeto “Silencio = Muerte”, criado em 1987, estabeleceu paralelismos entre o período nazi e a crise da aids, declarando que o silêncio sobre a opressão e a aniquilação das pessoas gay, devia acabar por uma questão de sobrevivência.

Nenhum comentário: