sábado, 28 de junho de 2008

Cancões e artistas deste programa:


Tikiminiki, do Grupo Tarancón.


Q'ara Chuncho, canção tradicional de Cusco, interpretada por Alejandro Chávez e por Miguel Príncipe


Los índios, versos recitados por Héctor Roberto Chavero, mais conhecido pelo pseudônimo Atahualpa Yupanqui. Cantor, compositor, poeta, pesquisador, Yupanqui descobriu a música por meio do canto dos camponeses e do som das suas violas. Morreu em maio de 1992 deixando cerca de dez discos e oito livros.


Tinkuman, interpretada por Mariana Baraj, uma cantora argentina de voz grave que costuma ser percussionista de seus próprios shows. Seu repertório representa um folclore latino-americano com fusões como o pop e o jazz.


Dos tipitos, do baixista e compositor argentino Willy González. A canção conta com a participação de Mario Gusso na bateria, Juan D'argenton no piano, Pepe Luna no violão e no charango e de Fernando Barragán nos instrumentos de sopro e na percussão.


Homenaje al mundo andino, composta e interpretada pelo percussionista Manongo Mujica, uma das figuras mais importante do jazz no Peru. A música conta ainda com a colaboração de César Vivanco na flauta, Carlos Espinosa no sax, David Pinto no baixo, Ramón Rodríguez no charango, Daniel Mujica no cajón e de Pepita García-Miró na voz e na percussão.


Cuando oigo sonar la cajá, uma vidala interpretada por um coro infantil da Cidade de Catamarca. A canção faz parte de uma série de CDs intitulado "De Ushuaia a la Quiaca", gravados e produzidos por León Gieco e por Gustavo Santaolalla no início dos anos 80


Atahualpa, you funky, canção feita em homenagem a Atahualpa Yupanqui, por Kevin Johansen.

Huambrarap, cantada em quéchua, inglês e castelhano, a canção é uma composição que incorpora, além da base percussiva do rap, canções de roda andinas.


Noche, cantada por Jessie Galindo em aimara, uma das mais importantes línguas faladas nos Andes bolivianos, foi composta por Jens Gronemann e Cachi Kieffer, dois jovens dedicados à história em quadrinhos "Reflejos rotos", que pode ser lido na íntegra no site www.yenifer.com.


Yanapaway yuksimuyta, canção composta e interpretada pela banda peruana Uchpa que mistura rock com blues e canta em quéchua, uma das mais importantes línguas faladas nos Andes.


Pitumarca, de Miki González, que se dedica a fusão da música afro-peruana, andina e eletrônica.

Nenhum comentário: