quarta-feira, 7 de maio de 2008

madres de plaza de mayo

Com a massiva desaparição de jovens (estima-se uns 30.000) presos e torturados, na última ditadura militar instalada na Argentina, muitas mães começaram a procurar seus filhos em diferentes órgãos do governo sem obter nenhum tipo de resposta. Aliás, eram discriminadas por fazerem parte de famílias chamadas 'terroristas'. Ante esta siuação, algumas mães decidiram reunir-se na 'Plaza de Mayo', em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino , para escrever uma carta pedindo audiência e assim obter informação sobre a situação dos filhos. Essa primeira reunião na praça aconteceu no sábado 30 de abril de 1977. Nas primeiras reuniões não havia manifestação, somente sentavam-se nos bancos da praça e conversavam. Aos poucos, foram participando outras mães até serem umas 70 pessoas e, como na época havia estado de sitio e não se podia reunir tanta gente, a polícia começou a reprimi-las. E, assim, em lugar de sentar-se nos bancos, as mães tiveram que caminhar para não chamar a atenção da polícia, realizando espontaneamente as caminhadas.

Após vários encontros, já com aproximadamente 300 mães, decidiu-se usar alguma coisa que as identificasse. Assim surgiu o lenço branco na cabeça (simbolizando a fralda dos filhos).

Assim, durante 30 anos de luta conseguiram encontrar muitos filhos e netos. Mas ainda têm muito pela frente; como elas próprias dizem: "Treinta años de vida venciendo la muerte".

Atualmente, a "Asociación Madres de Plaza de Mayo" conta com a Biblioteca Popular Julio Huasi, uma editora "Ediciones Madres de Plaza de Mayo", uma livraria "Librería de las Madres", um programa de rádio "AM530", um "Congreso de Economía Política", um "Congreso de Salud Mental y DD.HH" e uma "Universidad Popular UPMPM".

Se você quisser saber mais sobre este movimento clique aqui.


Fonte: madres.org
Em homenagem aos 20 anos da luta das Madres, foi gravado um CD que inclui um poema lido pelo vocalista do U2, Bono Vox.
The mother of god (do escritor irlandês William Butler Yeats)

Nenhum comentário: