sexta-feira, 30 de maio de 2008

manu chao

José-Manuel Thomas Arthur Chao, conhecido como Manu Chao, é músico, compositor e cantor francês de ascendência espanhola.
Aos 14 anos Manu criou junto a seu irmão, o trompetista Antoine, e seu primo baterista Santi Cassariego, o grupo Joint de Culasse.
Em 1987 Manu e seu dois parceiros musicais fundaram o grupo Mano Negra, cujo repertório se caracterizava pela mistura de rock com música africana, ska, flamenco, salsa, canção francesa e muito mais. Mano Negra alcançou o êxito primeiro na França com o single "Mala vida" e depois fizeram turnê por diversos países.
Em 94 o grupo se dissolveu e Manu Chao começou sua carreira solo. Viajou pela África e pela América Latina com uma gravadora portátil e começou a registrar sons que logo colocaria no seu disco. Clandestino (1998) tem um estilo íntimo e minimalista e marca a estréia discográfica do músico que resulta um êxito de vendas.Ultima estación: esperaza, editado no 2001, continua na mesma linha do seu antecessor. O seguinte lançamento foi Radio Bemba sound system, um álbum ao vivo registrado durante um show em Paris que mostra o ecleticismo de Manu Chao, incluindo diferentes estilos.
Depois de mais de cinco anos de silêncio discográfico, Manu voltou com La radiolina no 2007.
Manu Chão está comprometido com causas e com lutas de nosso tempo. Já manifestou seu apoio a diversos movimentos sociais ao redor do mundo. Ele colabora com diversas iniciativas que se opõem às mais variadas e sutis formas de violência.


Fonte: 10musica.com


Estas são as canções que vamos escutar deste genial artista:


Magic dice


La primavera


Me gustas tú


Luna y sol


Bixo


El Dorado


Mentira


Assista embaixo ao vídeo de “Me llaman calle”, canção que faz parte da trilha sonora do filme “Princesas” de Fernando Leon de Aranoa e Jaume Roures.

Nenhum comentário: