sexta-feira, 30 de maio de 2008

Em LATITUDES LATINAS vamos conhecer a carreira do músico franco-espanhol Manu Chao e alguns dos artistas parceiros e amigos dele. No se lo pierdan!!!

manu chao

José-Manuel Thomas Arthur Chao, conhecido como Manu Chao, é músico, compositor e cantor francês de ascendência espanhola.
Aos 14 anos Manu criou junto a seu irmão, o trompetista Antoine, e seu primo baterista Santi Cassariego, o grupo Joint de Culasse.
Em 1987 Manu e seu dois parceiros musicais fundaram o grupo Mano Negra, cujo repertório se caracterizava pela mistura de rock com música africana, ska, flamenco, salsa, canção francesa e muito mais. Mano Negra alcançou o êxito primeiro na França com o single "Mala vida" e depois fizeram turnê por diversos países.
Em 94 o grupo se dissolveu e Manu Chao começou sua carreira solo. Viajou pela África e pela América Latina com uma gravadora portátil e começou a registrar sons que logo colocaria no seu disco. Clandestino (1998) tem um estilo íntimo e minimalista e marca a estréia discográfica do músico que resulta um êxito de vendas.Ultima estación: esperaza, editado no 2001, continua na mesma linha do seu antecessor. O seguinte lançamento foi Radio Bemba sound system, um álbum ao vivo registrado durante um show em Paris que mostra o ecleticismo de Manu Chao, incluindo diferentes estilos.
Depois de mais de cinco anos de silêncio discográfico, Manu voltou com La radiolina no 2007.
Manu Chão está comprometido com causas e com lutas de nosso tempo. Já manifestou seu apoio a diversos movimentos sociais ao redor do mundo. Ele colabora com diversas iniciativas que se opõem às mais variadas e sutis formas de violência.


Fonte: 10musica.com


Estas são as canções que vamos escutar deste genial artista:


Magic dice


La primavera


Me gustas tú


Luna y sol


Bixo


El Dorado


Mentira


Assista embaixo ao vídeo de “Me llaman calle”, canção que faz parte da trilha sonora do filme “Princesas” de Fernando Leon de Aranoa e Jaume Roures.

confira os outros artistas...

Buen rollito, canção composta e interpretada pela sevilhana Amparo Sánchez.

Hacer dinero, da banda espanhola Amparanoia, criada por Amparo Sánchez.

Fabi la negra, também de Amparanoia.

Son, son, uma composição do catalão Dani Macaco.

Crece la voz, também de Macaco, que conta aqui com a participação de Muchachito Bombo Infierno, outra das excelentes bandas da cena musical de Barcelona.

La revolución, composição do franco-cubano Sargento García.

Que corra la voz, também de Sargento García.

Me llaman Calle

letra 'me llaman calle' de manu chao

Me llaman calle, pisando baldosas,
la revoltosa y tan perdida.
Me llaman calle, calle de noche,
calle de día.
Me llaman calle, hoy tan cansada,
hoy tan vacía, como maquinita
por la gran ciudad.
Me llaman calle, me subo a tu coche,
me llaman calle de malegría,
calle dolida, calle cansada de tanto amar.
Voy calle abajo, voy calle arriba,
no me rebajo ni por la vida.
Me llaman calle y ese es mi orgullo,
yo sé que un día llegará,
yo sé que un día vendrá mi suerte,
un día me vendrá a buscar
a la salida un hombre bueno
pa to la vida y sin pagar
mi corazón no es de alquila.
Me llaman calle, me llaman calle
calle sufrida, calle tristeza de tanto amar.
Me llaman calle, calle más calle.
Me llaman calle, siempre atrevida
me llaman calle de esquina a esquina.
Me llaman calle, bala perdida
así me disparó la vida.
Me llaman calle del desengaño
calle fracaso, calle perdida.
Me llaman calle, vas sin futuro
Me llaman calle, va sin salida
Me llaman calle, calle más calle
la que mujeres de la vida
suben pa bajo, bajan pa arriba
como maquinita por la gran ciudad.
Me llaman calle, me llaman calle,
calle sufrida, calle tristeza de tanto amar.
Me llaman calle,calle más calle.
Me llaman siempre y a cualquier hora,
me llaman guapa siempre a deshora,
me llaman puta, también princesa
me llaman calle sin nobleza.
Me llaman calle,calle sufrida,
calle perdida de tanto amar.
Me llaman calle, me llaman calle
calle sufrida, calle tristeza de tanto amar.
A la Puri, a la Carmen, Carolina, Bibiana, Pereira, Marta, Marga,
Heidi, Marcela, Jenny, Tatiana, Rudy, Mónica, María, María.
Me llaman calle, me llaman calle
calle sufrida,calle tristeza de tanto amar.
Me llaman calle me llaman calle,
calle sufridacalle tristeza de tanto amar.
Me llaman calle, me llaman calle
calle sufrida, calle tristeza de tanto amar...

Fonte: quedeletras.com

quarta-feira, 21 de maio de 2008

LATITUDES LATINAS vai apresentar uma pequena mostra do que se convencionou chamar de eletrotango, ou tango eletrônico. Gotan Project, Tanghetto e Bajo Fondo Tango Club são os grupos que nós vamos ouvir. Tchan, Tchan!!!

malena muyala

No ano de 1991 ganhou o ‘Primer Certamen Nacional de Tango del Uruguay’, entre 350 participantes do país todo, e desde então, apresentou-se em numerosos festivais e eventos.
Tem dois discos editados no Uruguai, “Temas pendientes” (1998) e “Puro verso” (2000), ambos premiados pela ‘Cámara Uruguaya del Disco’ com Disco de Ouro. Assim, foi a primeira intérprete do gênero em receber essa distinção.
Participou em discos de “Bajo Fondo Tango Club” ganhador do prêmio Grammy latino 2003 no gênero pop.
Há três anos realiza a turnê “Música de Sol a Sol” que percorre as praias uruguaias com o apoio de empresas nacionais e é artista invitada a participar dos eventos realizados pelos Ministérios de Turismo, Educação e Cultura e Prefeituras Municipais.


Fonte: malenamuyala.com

veja o repertório de músicas que ouviremos no programa

Maquillaje, tango composto pelos irmãos Homero e Virgilio Expósito e interpretado por Malena Muyala, jovem cantora e compositora uruguaia.

Años de soledad
, canção do mestre maior, Astor Piazolla, acompanhado pelo saxofonista estadunidense Gerry Mulligan.

Época
, canção do Gotan Project. A bela letra de "Época" traz versos que fazem referência ao período da ditadura militar argentina e dizem coisas como "no eran buenas esas épocas / malos eran esos aires".

Chunga's revenge
, composição do roqueiro estadunidense Iggy Pop que ganhou aqui na versão do Gotan uma roupagem meio hip hop na qual eles enumeram alguns dos nomes de grupos e compositores com os quais dialogam.

Lunático,
canção que dá título ao novo Cd do Gotan. A voz que se escuta na canção é a do grande mito do tango, o cantor Carlos Gardel, o Carlitos, que era o proprietário do premiado cavalo Lunático, o homenageado nesta canção.

Inmigrante
, canção interpretada por Tanghetto, um projeto argentino liderado por Max Masri e por Diego Velázquez. O nome Tanghetto surge da combinação das palavras "tango" e "gueto" e faz referencia às "pequenas Argentinas", as comunidades de argentinos que vivem fora de seu país.

Forma
, composição de Luciano Supervielle, que é um dos compositores que integram Bajofondo.

Duro y parejo
, composição do Bajofondo que faz uma interessante mistura entre programação eletrônica e a milonga.

Perfume
, canção composta por Bajofondo, que conta nos vocais com a participação de Adriana Varela, uma das mais importantes intérpretes de tango da atualidade. Esta música é o resultado de uma parceria entre Luciano Supervielle e Jorge Drexler, que fez a letra da canção.

Una llamada
, música do grupo Tanghetto, que trabalha com o estilo musical conhecido como eletrotango – um estilo que reúne músicos uruguaios, argentinos e gente das mais diversas latitudes do planeta.

Vida moderna en 2/4
, composição, também, do grupo Tanghetto.

Celos, do Gotan Project, uma canção que inclui o som ambiental do famoso Café Tortoni, de Buenos Aires. (assista a seguir o vídeo desta canção).

gotan project - celos

letra 'celos' gotan project

Celos
pudo el amor ser distinto
redes
trampa mortal en mi camino
y en un café , un café de ciudad
me contaste otra vez tu destino
Celos
celos en suelo argentino
fiebre y mi ilusión que se deshizo
mientras te burlas de mí en tu canción
no me puedo librar del hechizo
Nubes
nubes de sal y de hastío
dudas
pago por ver lo que he perdido
la capital te atrapó, te embriagó
en el triste ritual del olvido.
Mmm
pudo el amor ser distinto
mmm crudo final discepoliano
y en un café, un café de verdad
cayó el último acorde del piano.
Fonte: sitiodeletras.com

sábado, 17 de maio de 2008

Em LATITUDES LATINAS faremos um pequeno especial dedicado às heranças africanas presentes na música latino-americana. Suba el volumen y a bailar!!!

la grupa

La Grupa nasce no ano de 1998 com a proposta de gerar uma nova música equatoriana. O ‘Andarele’ e ‘Bambuco’ afro-esmeraldenho, o ‘Sanjuanito’ indígena e o ‘Albazo’ mestiço, entre outros, encontram-se com o rock, o funk, o pop, e muitos outros gêneros da música popular contemporânea. A banda levou sua música por cenários de todo o Equador. Também participaram em festivais na Francia, Polônia e Venezuela. Seu disco ‘La Grupa’ foi gravado no estudo Ilha dos Sapos de Carlinhos Brown em Salvador de Bahia, Brasil.

estes são os artistas que escutaremos hoje...

Agô, canção interpretada pelo grupo Agô que reúne músicos brasileiros e cubanos, que interpretam cantos da religiosidade afro-brasileira e cubana.

Xaxará
, outra das belas composições do grupo Agô.

Canción Lucumi
, canção que integra a tradição musical afrocubana, interpretada aqui pelo cantor e compositor argentino Pedro Aznar.

África mía
, composta e interpretada pelo percussionista cubano Ribeaux Veja.

A, B, C, CH
, bunde, que é uma espécie de canto, ritmo e dança, de origem africana do sul do Panamá e norte da Colômbia, interpretada pelo grupo colombiano Ale Kumá.

Negro mirar
, canção interpretada também por Ale Kumá.

Tres golpes
, chandé, que é um ritmo e uma dança com grandes raízes africanas, que tem como base musical a Cumbia, interpretado pela cantora Sonia Bazanta Vides, mais conhecida como Totó, la Momposina.

Tutuma
, canção composta por Miki González, que conta com a participação de don Amador Ballumbrosio, mestre maior da cultura afro-peruana.

Afrosound
, composta e interpretada pela peruana Susana Baca.

Cumbia sin nombre
, composta e interpretada pelo grupo vocal cubano Catarsis.

Canchimalero
, composta e interpretada por Alberto Caleris.

Caderona
, da banda equatoriana La Grupa. (assista embaixo o video da canção 'que bonita é' desta banda)

Canto para Elewa y Changó, do grupo cubano de rap Orishas.

Que Bonita E

'instrumentos latinos'

O CAJÓN PERUANO é um paralelepípedo de madeira, utilizado para acompanhar a maioria das formas misicais do litoral peruano. O percusionista senta sobre o instrumento. O 'cajón' tem na parte posterior um orificio de aproximadamente 10 cms.







O UDU é um instrumento de percussão de origem africano criado pelos povos Igbo e Hausa da Nigéria. Na sua língua natural, 'udu' significa paz ou vasilha. O instrumento é tocado com as mãos e produz um som grave com um registro de certa forma peculiar ao ser golpeado rapidamente no bocal superior, embora se possa tocar todo o corpo do instrumento com os dedos. Atualmente, é utilizado por vários percusionistas de diferentes estilos musicais. O 'udu' é ao mesmo tempo um aerofone e um idiofone.


A MARIMBA é usada em países como Nicaragua, Costa Rica e Guatemala, sendo considerada no primeiro país e em Nicaragua como um dos instrumentos mais representativos da sua música típica.




O CUNUNO se toca nas festas tradicionais. Sua função é menos central. Se fabrica com madeira de balsa e couro animal.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

LATITUDES LATINAS quer parabenizar a todas as mães pelo seu dia e preparou para a primeira parte do programa uma seleção de canções que trazem por título nomes de mulher.
FELIZ DÍA DE LAS MADRES!!!

madres de plaza de mayo

Com a massiva desaparição de jovens (estima-se uns 30.000) presos e torturados, na última ditadura militar instalada na Argentina, muitas mães começaram a procurar seus filhos em diferentes órgãos do governo sem obter nenhum tipo de resposta. Aliás, eram discriminadas por fazerem parte de famílias chamadas 'terroristas'. Ante esta siuação, algumas mães decidiram reunir-se na 'Plaza de Mayo', em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino , para escrever uma carta pedindo audiência e assim obter informação sobre a situação dos filhos. Essa primeira reunião na praça aconteceu no sábado 30 de abril de 1977. Nas primeiras reuniões não havia manifestação, somente sentavam-se nos bancos da praça e conversavam. Aos poucos, foram participando outras mães até serem umas 70 pessoas e, como na época havia estado de sitio e não se podia reunir tanta gente, a polícia começou a reprimi-las. E, assim, em lugar de sentar-se nos bancos, as mães tiveram que caminhar para não chamar a atenção da polícia, realizando espontaneamente as caminhadas.

Após vários encontros, já com aproximadamente 300 mães, decidiu-se usar alguma coisa que as identificasse. Assim surgiu o lenço branco na cabeça (simbolizando a fralda dos filhos).

Assim, durante 30 anos de luta conseguiram encontrar muitos filhos e netos. Mas ainda têm muito pela frente; como elas próprias dizem: "Treinta años de vida venciendo la muerte".

Atualmente, a "Asociación Madres de Plaza de Mayo" conta com a Biblioteca Popular Julio Huasi, uma editora "Ediciones Madres de Plaza de Mayo", uma livraria "Librería de las Madres", um programa de rádio "AM530", um "Congreso de Economía Política", um "Congreso de Salud Mental y DD.HH" e uma "Universidad Popular UPMPM".

Se você quisser saber mais sobre este movimento clique aqui.


Fonte: madres.org
Em homenagem aos 20 anos da luta das Madres, foi gravado um CD que inclui um poema lido pelo vocalista do U2, Bono Vox.
The mother of god (do escritor irlandês William Butler Yeats)

guafa trío

Com o intuito de construir uma sonoridade própria e com a bagagem e capacidade criativa que cada músico aporta, Guafa Trío emerge com um formato instrumental pouco convencional dentro da música tradicional colombiana.
O contrabaixo, o 'cuatro llanero' e a flauta executam 'Pasillos', 'Bambucos', 'Joropos' e outras formas musicais que por excelência, sempre fizeram parte do repertório dos trios e bandas instrumentais tradicionais.
Guafa Trío foi extendendo seu repertório, incluindo peças da música andina colombiana e brasileira. Sua preocupação por melhorar cada vez mais seu nível instrumental e sua qualidade interpretativa fez com que a sua música chegasse às principais salas de seu país.

Formação: Ignacio Ramos (Flauta transversal), Armando González (Cuatro Llanero) e Julián Gómez (Contrabaixo).


Fonte: espiritudelsur.com

confira a programação deste sábado

Betty, composta e interpretada pelo espanhol Quique González.

Grettel, blues composto e interpretado pelo cubano Carlos Varela.

Cecilia, canção composta pelo espanhol Joaquín Sabina e pelo argentino Fito Páez.

Sofía, da banda argentina La Portuaria.

Yolanda, música composta por Pablo Milanés e interpretada aqui por Pablo e o espanhol Victor Manuel. (Abaixo pode assitir o vídeo e conferir a letra desta canção)

Daniela, composta e interpretada pelo espanhol Pedro Guerra. Esta canção pertence ao CD Raíz que traz uma epígrafe assinada pelo escritor português José Saramago: "Acho que mesmo que vivessemos duzentos anos, haveria portas nossas que continuariam fechadas (...) As portas que podemos abrir talvez não sejam suficientes para poder expressar de uma forma completa quem somos... (José Saramago. O amor possível)

Alicia adorada, vallenato composto pelo colombiano Juan Polo Valencia e gravada pelo seu conterrâneo Carlos Vives.

Madre, música composta e interpretada por Silvio Rodríguez.

Canción de Alicia en el país, composta pelo argentino Charly García e interpretada aqui por Fabiana Cantilo.

Las madres del amor, do cantor e compositor León Gieco.

Desaparecido, composição do franco-espanhol Manu Chao.

Ay, sos, composta e interpretada pelo colombianos do Guafa Trío.

Madre candela, da banda Panteón Rococó.

Pablo Milanes y Victor Manuel interpretando Yolanda

letra 'yolanda'

Esto no puede ser no más que una canción
quisiera fuera una declaración de amor
romántica sin reparar en formas tales
que ponga freno a lo que siento ahora a raudales
te amo
te amo
eternamente te amo
si me faltaras no voy a morirme
si he de morir quiero que sea contigo
mi soledad se siente acompañada
por eso a veces sé que necesito
tu mano
tu mano
eternamente tu mano
cuando te vi sabía que era cierto
este temor de hallarme descubierto
tu me desnudas con siete razones
me abres el pecho siempre que me colmas
de amores
de amores
eternamente de amores
si alguna vez me siento derrotado
renuncio a ver el sol cada mañana
rezando el credo que me has enseñado
miro tu cara y digo en la ventana
yolanda
yolanda
eternamente yolanda
yolanda
eternamente yolanda

eternamente yolanda

Fuente: musica.com