quinta-feira, 17 de julho de 2008

Compositor compulsivo, Andrés Calamaro inicia ainda na infância seu interesse musical. Ganhou aos 8 anos de idade seu primeiro instrumento (um arcodeón) e passou por vários grupos musicais até integrar Los Abuelos de la Nada, sua primeira banda profissional, no começo da década de 1980.
Após a dissolução do grupo, Calamaro dedicou-se à produção, destacando o trabalho feito junto a Los Fabulosos Cadillacs.
Em 1990, em parceria com Ariel Roth, Júlian Infante e Gérman Viella, cria Los Rodríguez, grupo com uma proposta de mesclar rock com flamenco e rumba e que obteve grande êxito na cena musical.
Após o fim de Los Rodríguez, Andrés Calamaro continuou em carreira solo.
Num período de seis meses foi capaz de compor mais de 100 canções, das quais foram editadas 37 para o CD Honestidad Brutal, de 1999.
Seu impulso para escrever resultou em 2000 no lançamento do CD quíntuplo El Salmón (nome que também recebe como apelido), com 103 canções. Este grande número rendeu ao álbum bastante repercussão na indústria e na crítica musical.
Em 2006 diversos artistas (e admiradores) de Calamaro unem-se num tributo ao músico, lançando o CD Calamaro Querido (saiba mais abaixo).
No site
Deepcamboya - nome que foi batizado seu estúdio de gravação caseiro e que constitui a primeira página de Calamaro na internet - são disponibilizados materiais para baixar, como músicas e vídeos.
Andrés Calamaro formou (e forma) inúmeras parcerias com diversos artistas. É considerado um dos mais importantes músicos da Argentina, com um número de contribuições musicais incalculável.

Nenhum comentário: