sexta-feira, 11 de julho de 2008

Artistas e Canções apresentadas no programa:


En el último trago, com Andrés Calamaro (sobre quem iremos fazer um especial no próximo programa), músico que começou sua carreira em meados de 1980, tocando teclado na banda Los Abuelos de la Nada. Em 1990 integra o grupo Los Rodriguez, gravando diversos discos. É considerado hoje um dos músicos mais importantes da Argentina.

La copa rota, um bolero “clássico de bar”, composto por Benito de Jesús, um portoriquenho que integrou o Trío Vegabajeño, com Fernandito Alvarez e Pepino Maduro, cujo repertório serviu de inspiração para a continuação de sua carreira após o fim do grupo. A versão apresentada no programa foi feita por Los Rodríguez , banda hispano-argentina formada por Andrés Calamaro, Ariel Rot, Julián Infante e Germán Vilella.

Canción para vagabundos, composta e interpretada por Ariel Rot, contando com a participação de Andrés Calamaro (parceiros musicais na época de Los Rodríguez). Ariel Rot nasceu em Buenos Aires em 1960. Em 1976, com apenas dezesseis anos, formou o grupo Tequila, lançando com ele quatro discos. Em 1983 começa sua carreira solo que dura até 1990, quando integra, com Andrés Calamaro e outros, o grupo Los Rodríguez. Com o fim do grupo, Ariel Rot continua seu trabalho solo.

Salud, dinero y amor, composição de Andrés Calamaro, interpretada por Soledad Pastorutti.

Y nos dieron las diez (confira a letra e vídeo), composição do cantor espanhol Joaquín Sabina, que aos quatorze anos já manifestava sua paixão pela música escrevendo e tocando com os amigos. Foi integrante do movimento estudantil e lançou seu primeiro disco, “Inventário”, em 1978, em Madrid.

Con cuatro tragos, composto e interpretado por Héctor Napolitano, um guitarrista e violonista que costuma criar fusões de ritmos tradicionais equatorianos com outros ritmos.

Pedro Navaja (confira letra), do cantor e compositor panamenho Ruben Blades, que iniciou sua carreira musical aos dezoito anos e é conhecido como o inventor da “salsa consciente”, promovendo questionamentos sociais em suas letras. Também já foi candidato à presidência no Panamá.

El borracho, canção composta por Alez González e Fher, respectivamente o baterista e o vocalista da banda mexicana Maná, grupo que se formou originalmente em 1980 e combina em seu som o pop rock, reggae e ritmos afro-latinos.

La canción de los (buenos) borrachos, canção composta e interpretada por Joaquín Sabina e Fito Páez. Rodolfo Fito Páez, ou simplesmente, Fito Páez, nasceu em 1962 e aprendeu ainda criança a tocar piano. Hoje, além de músico, Páez é diretor e roteirista de cinema, e é considerado um dos maiores compositores de rock.

El detalle, da banda argentina La Mississipi, uma das principais bandas de blues da América Latina.

Vasos vacíos, da banda argentina Los Fabulosos Cadillacs. A primeira formação do grupo foi em 1985 com o nome Cadillacs 57. Los Fabulosos Cadillacs é uma das bandas mais influentes do chamado rock latino, costumando mesclar a ele jazz, salsa, cumbia e outros ritmos. Em 2001 alguns membros da banda falaram na separação do grupo, mas nunca foi oficializada, embora tenham sido realizados alguns trabalhos solo. Em abril deste ano Los Fabulosos Cadillacs anuncia sua volta aos palcos e a gravação de um novo disco.

Nenhum comentário: