sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Canções apresentadas no programa:
Cholo soy, composta e interpretada por Luis Abanto Morales. A versão eletrônica apresentada no programa foi gravada no CD “Cholo soy”, que traz diversas canções e valsas peruanas em roupagem chillout (termo que na música eletrônica se refere a um espaço musical para ‘relaxar’). O CD foi produzido pelo músico peruano Jaime Cuadra e traz um interessante debate sobre consumo cultural, música popular e preconceitos diversos. Confira a letra e a versão de “Cholo soy” do próprio autor no vídeo abaixo.

Mi cariñito, também incluída no CD “Cholo soy”, a canção conta com o arranjo de Jaime Cuadra (produtor do CD) e a participação do grupo Los Kipus nos vocais, um trio fundado em 1959 por Paco Maceda que junto a Genaro Ganoza e Carmen Montoro(agrupação inicial) ajudaram a divulgar a música criolla peruana. Hoje o trio é formado por Paco Maceda Jr., Marcela Luna e Richart Morales.

No necesito, com Aterciopelados, uma banda colombiana formada por Andrea Echeverri e Héctor Buitrago, ambos compositores que buscam fundir em sua música o rock com a música eletrônica e os ritmos colombianos.

Tengo, interpretada por Divididos, uma das mais importantes bandas de rock da Argentina, formada por Catriel Ciavarella, Diego Arnedo e Ricardo Mollo, em 1988, após a dissolução da banda Sumo. A música “Tengo” está incluída no CD Sandro, um disco de rock, um tributo feito ao considerado rei do brega argentino. O CD conta ainda com artistas como Los Fabulosos Cadillacs, León Gieco, Aterciopelados e Bersuit Vergarabat. “Tengo” é conhecida no Brasil pela versão de Sidney Magal.

Todos los cholos, de Hugo Idrovo, um equatoriano que participou nos anos 80 do grupo Promesas Temporales junto a Héctor Napolitano, Alex Alvear, David Gilbert e Dany Cobo, misturando o rock com o blues e a música tradicional andina. Hugo Idrovo é hoje uma das figuras centrais da cena roqueira equatoriana.

Ay, Rosita, com La Grupa, uma banda equatoriana formada em 1998 e que incorpora em seu repertório ritmos tradicionais andinos, afro-equatorianos, funk e rock.

Como te extraño, mi amor, composição de Leo Dan, um cantor nascido em 1942, na Argentina, e que possui hoje mais de 2000 canções de sua autoria. A versão apresentada é de Café Tacuba, um grupo formado em 1989, no México, e que traz em seu repertório elementos da música folclórica mexicana, o rap, o ska, entre outros.

Dos gardenias, originalmente um bolero composto pela cubana Isolina Carrillo, uma pianista e compositora que alcançou popularidade durante a década de 40. A versão apresentada é de Amparanoia, uma banda espanhola formada nos anos 90, por Amparo Sánchez. “Dos gardenias” também dá nome a um centro noturno dedicado ao bolero em Havana.

Vagabundo, composição do brasileiro Victor Simón e do mexicano Alfredo Gil, este um dos fundadores do Trio Los Panchos, que junto a Chucho Navarro e Hernando Aviles tocavam boleros. A versão apresentada no programa foi gravada no CD El evangelio según mi jardinero, lançado em 2006, do uruguaio Martín Buscaglia, um multi-instrumentista que já fez parcerias com músicos como Charly García e Arnaldo Antunes e que fará uma apresentação no Brasil no próximo domingo(31 de agosto), no Rio Grande do Sul.

Lo pasado, pasado, composição do mexicano José José, numa versão de Maldita Vecindad, uma banda formada originalmente em 1985. A banda apoia diversos movimentos sócio-culturais e busca unir em sua música mambo, chachachá, bolero, ska, punk. O nome da banda vem de um filme mexicano dos anos 50.

Cotidiano 3, composta por Odair José, o brasileiro considerado o maior ídolo da música brega, numa versão em ‘portunhol’ da banda paulistana Los Pirata, formada por Jesús Sanchez, Loco Sosa e Paco Garcia, que definem seu som como “música rock, rápida, bolero, música latina e MPB mexicana”. Ironia também não falta.

Por que te vas, composta nos anos 70 pelo cantor e compositor espanhol José Luis Perales e interpretada pela banda mexicana Tijuana No, uma banda que mistura o ska com o rock e o punk e na sua formação original contou com a cantora Julieta Venegas.

Cumbiera intelectual, composta e interpretada por Kevin Johansen, um cantor que nos anos 90 fundou o grupo The Nada, lançando seu primeiro CD numa mistura de cumbia, milonga e um som pop. Kevin Johansen já dividiu o palco com Paula Toller, do Kid Abelha, que em seu disco solo conta com duas canções compostas por Johansen. A canção “Cumbiera intelectual” conta uma história que lembra “Eduardo e Mônica”, de Legião Urbana.

Nenhum comentário: