sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ritmos negros , do grupo peruano Novalima.

Cardo, também do grupo Novalima.

Caderona, La Grupa, uma banda equatoriana de pop rock, formada em 1998. Em seu primeiro CD propõe misturas diversas entre os ritmos tradicionais andinos, afro-equatorianos, o funk e rock. "Caderona” faz parte do repertório da marimba esmeraldeña, um dos elementos que fazem parte do riquíssimo acervo cultural afro-latino-americano.

Santo Negro, do cantor e compositor hondurenho Guillermo Anderson, um trovador que tem realizado importantes campanhas em seu país, com temas como o meio-ambiente, saúde e alfabetização. A canção “Santo Negro” se inspira na cultura garífuna, uma importante comunidade afro-indígena que habita parte de Honduras, Belize, Guatemala e Nicarágua, e deriva essencialmente da junção da cultura africana com a latina. A canção conta ainda com a participação nos vocais de Aurelio Martínez, um dos cantores garífuna mais conhecidos.

El gallo, canção composta e interpretada por Comadre araña, um coletivo liderado por Juan Sebastián Monsalve, que reuniu quatro vozes femininas em canções que se unem com o jazz, rock, pop e música eletrônica.

Mira la que viene, da banda colombiana Rita y sus manos, uma banda formada por três integrantes que se consideram um tanto quanto místicos, quando em suas apresentações acendem velas. Nos últimos anos a banda tem trabalhado a partir das tradições musicais afro-colombianas.

Quién lo diria, da banda uruguaia Abuela Cola, caracterizada por fusões musicais do rock com o reggae, rap e outros ritmos afro-latinos.

Nenhum comentário: