quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Un pato, uma composição da dupla Jayme Silva e Neuza Teixeira, que se tornou um clássico da Bossa Nova, interpretado por João Gilberto. A versão em espanhol apresentada no programa é interpretada por Natalia y la Forquetina, uma banda mexicana que foi liderada por Natalia Lafourcade, que hoje se encontra em carreira solo.

El lado más bestia de la vida (confira video), versão do clássico "Walk on the wild side", de Lou Reed, um cantor e guitarrista norte-americano que tornou a canção um hit, quando lançada em 1972. Esta música possui várias versões e a apresentada no programa é a de Albert Pla.

Lovin'you, canção que virou hit no final dos anos 70 na voz da cantora de soul Minnie Ripperton. A versão apresentada no programa é de Martín Buscaglia, um cantor e compositor uruguaio que combina em suas canções guitarra com elementos eletrônicos. Possui influências como Beatles, Caetano Veloso, Led Zeppelin e Legião Urbana, tendo lançado em sua carreira quatro CDs solos.

Strawberry fields forever, composição dos reconhecidos Beatles, interpretada por Los Fabulosos Cadillacs, uma banda formada em 1985, em Buenos Aires, que mixa em suas músicas rock, ska, jazz, salsa, reaggae, entre outros. A canção conta ainda com a participação de Deborah Harry, uma estadunidense que ganhou fama nos anos 70 como vocalista de Blondie, uma banda de new wave que voltou a atividade em 2006.

Estaré prendido en tus dedos, uma versão em espanhol de "Wrapped around your finger”, de The Police, uma banda inglesa de grande sucesso na década de 80, que esteve no Brasil em 2007 em turnê comemorativa de 30 anos de carreira. A versão fica por conta de Skank, a banda brasileira formada em 1991 e que tem como membros Samuel Rosa (voz e guitarra), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria).

Chan Chan, composta por Francisco Repilado, o Compay Segundo. Nascido em 1907, em Santiago de Cuba, Compay Segundo compôs mais de 100 canções, geralmente caracterizadas por um tom humorístico. Foi um dos principais músicos que tocava em Buena Vista Social Club, um clube de dança e atividades musicais de Havana, que rendeu grande fama até hoje. A versão apresentada de “Chan Chan” é de Dani Macaco, músico que procura fazer parcerias com outros grupos, tendo feito trabalhos com bandas como Muchachito Bombo Infierno e Nação Zumbi, mesclando o flamenco com rumba catalã, reggae, rap, rock, funk.

Si tú me olvidas, tradicional canção do repertório popular equatoriano e latino-americano numa versão de La Grupa, um grupo formado em 1998 com a proposta de gerar uma nova música equatoriana, mesclando o rock, o pop e o funk com ritmos tradicionais do Equador.

Y tú qué has hecho? (confira letra), composta em 1920 pelo cubano Eusebio Delfín, interpretada pelo já citado Compay Segundo e um dos fundadores da Nova Trova Cubana, o cantor, compositor e guitarrista Pablo Milanés. A canção está contida num CD lançado em 1995, no qual Pablo Milanés interpreta alguns dos clássicos da música cubana acompanhado por Cotán el Albino e por Compay Segundo.

Lágrimas negras, famosa canção cubana composta por Miguel Matamoros, guitarrista e diretor do Trio Matamoros, uma banda formada em 1912, que se tornou uma das mais populares de Cuba, com elementos do mambo, rumba e swing. A versão apresentada no programa é resultado do encontro de Bebo Valdés – pianista, compositor e arranjador Cubano – e Diego El Cigala, um famoso cantor de flamenco, nascido em Madrid. “Lágrimas Negras” foi lançado em 2003 e representa um encontro entre o flamenco e o bolero.

Algo contigo (confira letra), bolero composto em 1977 pelo argentino Chico Novarro, interpretado numa versão feita por Vicentico, ex-vocalista e um dos fundadores de Los Fabulosos Cadillacs, uma banda formada inicialmente em 1985, que incluía em seu repertório o jazz, a cumbia, o samba, o ska, entre outros.

La gota de rocío (confira letra), canção composta por Silvio Rodríguez, um dos principais representantes da Nova Trova Cubana, um movimento que se caracterizou por fusões musicais e letras relacionadas a movimentos políticos revolucionários. A versão apresentada foi feita por Mariana Baraj, uma cantora e percussionista argentina que busca integrar ao folclore latino-americano outros estilos, tentando fugir do “clássico”. A canção conta ainda com a participação de Gabo Ferro nos vocais, um músico que passeia pelo folclore argentino, incrementando a este o som do violão.

Seré tu sombra, versão de uma valsa venezuelana feita por Nuages, um grupo formado em 2001 por integrantes do Equador, França e Alemanha, propondo um diálogo entre os ritmos latino-americanos, a música cigana e o jazz.

Ojalá que llueva café, um merengue que alcançou grande popularidade quando lançado pela primeira vez em 1989 por seu compositor, o dominicano Juan Luis Guerra. A música apresentada no programa é uma versão de Café Tacuba, um grupo mexicano que lançou seu primeiro disco em 1992 e recebeu grande influência da música folclórica indígena do México. Esta versão foi inspirada no son jarocho, um ritmo tradicional do sudeste mexicano e conta ainda com a participação do violinista e cantor mexicano Alejandro Flores, considerado o quinto integrante de Café Tacuba, embora não seja um membro oficial.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, eu posso confirmar que Compay Segundo, além de ser um prolífico músico e escritor de canções (afinal, não é qualquer um que compõe mais de 100 músicas!), é também muito bem-humorado. Isso você pode ver no filme Buena Vista Social Club, de Wim Wenders, que retrata o que há de bom na música cubana. A propósito disso mesmo, encontrei uma peça interessante sobre o fenômeno que vale a pena checkar:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/especiais/cuba/index.asp