sábado, 9 de agosto de 2008

Cuchifrito man, composição do maestro e vibrafonista Cal Tjader, interpretada aqui por Thievery Corporation, grupo formado por dois DJs, Rob Garza e Eric Hilton, que possuem influências de vários gêneros musicais, entre eles o jazz, a Bossa Nova, o reggae e o dub.

Por qué no?, do guitarrista colombiano Juan Carlos Quintero, que possui entre suas influências músicos como Cal Tjader, Tito Puente e Antônio Carlos Jobim.

Laberinto, interpretada por Ralph Irizarry, percussionista nascido em Nova Iorque que iniciou sua carreira musical ainda na adolescência quando foi morar em Porto Rico.

On a Sunday afternoon, composição de Chico Mendoza, um pianista, vibrafonista, arranjador e compositor de origem portoriquenha responsável por ter criado e liderado o grupo de salsa OCHO. A canção apresentada é interpretada pelo percussionista estadunidense, de origem portoriquenha, Ray Barretto, considerado por muitos como um dos pais do latin jazz.

Reunión, do cubano Paquito D'Rivera, clarinetista e saxofonista que iniciou seus estudos musicais já aos cinco anos de idade com seu pai, que era músico. Foi um dos formadores da Orquestra Cubana de Música Moderna, um grupo que mais tarde transformou-se no Irakere, grupo caracterizado por inúmeras improvisações.

La Tostonera, composta e interpretada pelo guitarrista, violonista e arranjador venezuelano Aquiles Báez, que nesta música conta com a participação de Eloy Salgado no clarinete.

Somos ritmo, composta e interpretada pelo colombiano Roberto López, um multi-instrumentista que dirige o Roberto López Project, um grupo que possui um verdadeiro coquetel de ritmos que inclui, entre outros, o jazz, o eletrônico e elementos do hip hop. Em "Somos ritmo” há elementos da salsa, da cumbia e do son palenquero (palenque é o equivalente colombiano de nossos quilombos). Nos vocais a canção conta com participação de Danielle François e Javier ‘el profe’ Johnson.
Somos Pacífico, interpretada por La República, uma banda que agrupa músicos de Medellín, na Colômbia. A canção foi composta por Chocquibtown, um grupo de hip hop colombiano que costuma mixar, entre outros ritmos, o rap com o funk, o reggae, o eletrônico e a salsa.

Al que le guste, com Orishas, um grupo formado por estudantes cubanos que se conheceram na França durante um intercâmbio. Formado atualmente por Yotuel, Roldán e Ruzzo, o grupo mescla ritmos afro-cubanos com o rap, junto a uma discussão da situação política em Cuba.

Calle luna, calle sol, interpretada por Mangu, um jovem cantor de rap de origem portorriquenha que nasceu e viveu no bairro do Bronx, em Nova Iorque. A música apresentada é uma versão de Willie Colón, um dos grandes nomes da salsa.

El bongó de Van Gogh, do grupo Tolú. Bongó de Van Gogh é o nome do CD lançado em 2002 e que foi indicado ao prêmio Grammy na categoria de melhor álbum de jazz latino em 2003.

Quítate de la vía Perico, também do CD Bongó de Van Gogh.

3 comentários:

Anônimo disse...

Escrevo para agradecer o prazer de conhecer através deste programa grupos como Roberto López Project e La República, que têm um ritmo maravilhoso e tão rico quanto o da música brasileira. Também é sempre bom ouvir algo novo (para mim) dos Orishas, que já conheço de outros Latitudes Latinas.
Vida longa ao programa.

Virgínia, aluna de Letras do Cesmac (2º semestre noturno).

Anônimo disse...

A segunda parte do programa foi fantástica. É disso que precisamos: conhecer o que há de melhor na atual música popular latino-americana. Destaque para La República.

Jadson Jr.

latitudes latinas disse...

Ol� Virg�nia! Ol� Jadson!
Nosso muito obrigado pela sintonia! � sempre bom saber como soa o programa e o que agrada nossos ouvintes. Estamos sempre em busca de divulgar e aproximar das pessoas o que de melhor se tem produzido em nossa Am�rica Latina. Muito obrigado pelo contato e at� o pr�ximo s�bado! Abra�o,

Equipe Latitudes Latinas.