sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Nunca más, canção composta e interpretada por Intima, uma banda que combina instrumentos tradicionais com seqüências de música eletrônica. A canção “Nunca más” traz uma reivindicação de países latino-americanos que sofreram repressão de seus governos.

Canción de Alicia en el país, composição de Charly García, que gravou a canção originalmente com a banda Seru Girán, junto com David Lebón, Pedro Aznar e Oscar Moro, em 1980. A versão apresentada no programa é de Fabiana Cantilo, uma cantora que foi vocalista de Charly García e já fez parcerias com artistas como Andrés Calamaro e Fito Páez.

Los Dinosaurios, com o já citado Charly García.

Ni chicha ni limoná, composição de Victor Jara, um músico chileno que se tornou referência da chamada canção de protesto latino-americana ao longo dos anos 70. Foi diretor de cinema, integrante do coro e professor da Universidade do Chile. Vitcor Jara foi assassinado por militares em 1973, no mesmo mês em que o general Augusto Pinochet deu o golpe de estado que derrubou o presidente Salvador Allende. A canção é interpretada por Joe Vasconcelos, um chileno que morou no Brasil durante 7 anos, levando em sua carreira musical uma influência brasileira.

Andamos Huyendo, composta e interpretada por Julieta Venegas, uma cantora que passou parte de sua vida em Tijuana, no México, onde começou seus estudos musicais com o piano. “Andamos Huyendo” faz parte do primeiro CD solo de Julieta Venegas, Aquí, lançado em 1997.

Contra el poder, composta e interpretada pelo espanhol Pedro Guerra, um músico que compõe desde os dezesseis anos de idade e tem como influências cantores como Fito Páez e Caetano Veloso. É o criador da Fundação Contamíname, que desde 2000 promove diálogos entre povos de diferentes culturas, buscando uma convivência harmoniosa através de projetos que incluem a publicação de livros, discos e organização de espetáculos de música e teatro.

Romper el silencio, composta e interpretada pelo nicaragüense Perrozompopo, cantor e compositor que costuma tratar em suas músicas de questões sociais, mesclando com o ska,o rock e o reggae.

Se Viene, composta e interpretada por Bersuit Vergarabat, um grupo argentino que lançou seu primeiro CD em 1991, no qual inclui um cover de Cazuza. Suas músicas fazem críticas ao sistema político e possuem uma variedade de gêneros musicais, porém sempre acoplado ao rock.

Revolución, de Sargento García, o franco-cubano responsável por misturas de gêneros musicais diversos como a salsa, o reggae, ska, rap e jazz, que se convencionou chamar de “salsamuffin”.

Hacer dinero, composta e interpretada por Amparo Sánchez, fundadora de Amparanoia, uma banda surgida no final dos anos 90, na Espanha, e que tinha como marca o blues, o soul, a rumba e o reggae em canções ao mesmo tempo dançantes e com letras reflexivas.

Valle de balas, com Desorden Público.

Quien engaña no gana, com Ojos de Brujo, uma banda formada em 1996, em Barcelona, propondo um encontro do flamenco com outros estilos como o rap, o reggae, o rock e a música eletrônica.


Luna y sol, do franco-espanhol Manu Chao, um músico comprometido com movimentos sociais e cujas canções abordam com frequência as mais diferentes formas de violência. A canção “Luna y sol” traz trechos de um comunicado do subcomandante Marcos, um dos integrantes do movimento zapatista mexicano, um movimento que tinha como reinvidicações o fim da marginalização dos indígenas locais, a extinção do NAFTA (o tratado de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá) e o combate a corrupção da política local.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só músicas maravilhosas! Ainda não consegui ouvir o programa (por causa do horário), mas estou adorando as informações do blog.

Unknown disse...

no ano de 2000 fui a santiago do chile e tive a oportunidade de ouvir musicas do cantor joe vasconcelo onde desde entao me apaixonei pelas musicas.como faço para ter essas musicas? tenho algumas gravadas em fitas antigas .gostaria muito de ter essa informaçao. obrigada.

latitudes latinas disse...

Ione, por favor, visite nosso novo site: www.latitudeslatinas.com
E/ou escreva para latitudeslatinas@gmail.com
Grato e um abraço,
carlos